Sejam Bem Vindos!

Sejam convidados a conhecer e acompanhar a história do movimento que revolucionou a cidade de Varjota!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Serpente

Texto: Antigo Grupo Vital da Penha - Varjota/Ceará
Direção: Mailson Furtado

O QUE É?
-Tragédia

QUANTO TEMPO?
- 15 minutos

PARA QUEM?
-Sem censura

SONOPLASTIA
-Ao vivo

ILUMINAÇÃO
-Vide Mapa de iluminação

ONDE
-Palco Italiano

SINOPSE
-A serpente, lenda criada e repassada de geração em geração na pequena cidade de Varjota, cidade interiorana do estado do Ceará que nasceu praticante graças à construção do açude Paulo Sarasate, o conhecido Açude Araras, nome do local onde foi construído.
O enredo narra à lenda que uma Serpente enorme está presa dentro das águas do Açude Araras e apesar de muitas tentativas para tentar vencer à besta, como religião, força física, nada adianta e para impor mais medo ainda, ela acaba por assassinar uma criança, momento esse, o mais importante da história, mostrando toda a força que o bicho possui. E que até hoje, mesmo depois de muitos esforços nada adiantou e a Serpente ‘inda permanece lá dentro a assustar tantos.
A peça envolve muito efeitos corporais, envolvendo uma música instrumental regional, sendo em grande parte dançada, mostrando verdadeiramente a cara de nossa cidade e nosso povo. Por curiosidade a lenda envolve indiretamente a cidade de Sobral, pelo grande medo que todos sentem da barragem do Açude, que se por ventura viesse a se romper alagaria certos pontos da cidade, e segundo o texto, um dos responsáveis por isso seria a própria Serpente. O espetáculo possui um grande número de personagens, ao torno de quinze atores, sendo que apresenta uma curta duração de aproximadamente quinze minutos.
Enfim, o texto dá em seu todo a visão da valorização da cultura local, que passou de oral para uma cultura registrada e que continuará a perpetuar nas próximas gerações.

Com Dinheiro na cabeça, na alegria ou na tristeza


Texto e direção: Mailson Furtado
O QUE É?
-Comédia

QUANTO TEMPO?
-50 minutos

PARA QUEM?
-Sem censura

ONDE?
-Palco Italiano

ILUMINAÇÃO
-Adaptável a espaços sem equipamento de luz

SONOPLASTIA
-Equipamento mecânico

SINOPSE
-Com dinheiro na cabeça, na alegria ou na tristeza, é um texto que visa ironizar certas atitudes da vida humana, que vive mergulhada no extremo capitalismo selvagem, que muitas vezes ver a busca pelo capital mais importante que propriamente a vida familiar, causado simplesmente pelo egoísmo exacerbado hoje atuante.
O texto possibilita o aprofundamento em outras questões que se apresentam constantes na vida atual; como a hierarquização do caráter, que é uma questão de educação familiar, que tem, por exemplo: as atitudes do filho parecidos com as da mãe e as dessa com o do pai, e assim sucessivamente.
Discussões generalizadas por motivos de causa banal marcam todo o espetáculo, mostrando que coisas sem grande expressão e sem grande significado se tornam coisas gigantes, somente pela grande repercussão a que isso foi dado.
Além de tudo, aparece vivo o cenário que demonstra a elevação de uma classe sobre outra, simplesmente pela posse do poder financeiro.
O texto ao seu todo leva a reflexão de como o dinheiro leva a mudança de atitudes, de caráter e da concepção sobre o que seja realmente o importante para viver.

Ninguém me ama,somente ela...

Texto e direção: Mailson Furtado

O QUE É?
-Comédia

QUANTO TEMPO?
- 45 minutos

PARA QUEM?
-Sem censura

SONOPLASTIA
-Equipamento Mecânico

ILUMINAÇÃO
-Adaptável a espaços sem equipamento de luz

ONDE
-Palco Italiano ou Arena

SINOPSE
-O Espetáculo Ninguém me ama, somente ela... é uma comédia de cunho social que visa ironizar as atitudes do ser humano com ele próprio. Contando a história de Pepeu, marido de Maitê e que sabe da notícia da morte de sua amada, confundindo isso com a morte dela, gerando maior confusão e ficando visivelmente mais constrangido ao saber que quem havia morrido na realidade era sua cachorra que talvez amasse até mais que a própria Maitê.
Além de tudo em segundo plano dentro do espetáculo se ver atitudes orgulhosas de uns com os outros por se acharem de certo modo superiores que os demais, exemplos disso pode-se citar Pepeu, e as três barangas amigas de Maitê que se consideram superiores em determinadas situações mesmo não sendo absolutamente nada.
Espero que o texto que segue, possa-os satisfazer e dá a todos o que leram um grande prazer de ver que a leitura tem o poder de conseguir nos transportar de mundos em questão de segundo.

Loteria 2 2 2

Texto e direção: Mailson Furtado



O QUE É?
-Comédia

QUANTO TEMPO?
- 45 minutos

PARA QUEM?
-Sem censura

SONOPLASTIA
-Equipamento Mecânico

ILUMINAÇÃO
-Adaptável a espaços sem equipamento de luz

ONDE
-Palco Italiano ou Arena

SINOPSE
-Valores como amizade, bens matérias, ilusão da sorte nos jogos de azar, crença no supersticioso, confiança, paixão, amor e muitas outras coisas, estão presentes na comédia Loteria 2 2 2, que versa a respeito de um homem que investe todo o seu dinheiro no jogo de loteria motivado pela ilusória esperança de ficar milionário, chegando ao ponto de convencer a esposa a gastar as últimas economias destinadas ao almoço no bilhete premiado que os fariam ricos.
Infelizmente a crença de Luana, mulher de Gamelão, não era a mesma dele de crer na conquista de tal fato e não querendo passar o dia sem ter o que comer, decide não apostar e sim comprar o almoço, mas deixando Gamelão ciente que o jogo havia sido apostado.
Para a surpresa de todos, o bilhete de Gamelão estava premiado montando-se a maior festa. Mas infelizmente o jogo não havia sido jogado e ele continuou na mesma, agora perdendo mais um pouco do que tinha. Agora estava sem mulher, amigos, dinheiro, enfim, estava na amargura total.
Loteria 2 2 2, visa dá uma maior reflexão do que seja as coisas de verdadeira importância para a vida, como amizade, companheirismo e felicidade, mesmo estando sem ou com dinheiro.