Sejam Bem Vindos!

Sejam convidados a conhecer e acompanhar a história do movimento que revolucionou a cidade de Varjota!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009


Varjota ganha três microprojetos
+Cultura do Minc


(Mailson Furtado; fonte: http://mailsonfurtado.blogspot.com)

Com uma grande mobilização realizada e idealizada pela Secretaria de Cultura, turismo e Meio-ambiente de Varjota, motivando e cativando os artistas e produtores culturais da Cidade em formular ideias e projetos para concorrer aos editais
+Cultura microprojetos
do MinC, Varjota com muita luta foi premiada com três microprojetos a serem realizados no ano que se aproxima, 2010. São projetos que possuem em principal ponto de vista, jovens entre 17 e 29 anos do semi-árido.
Dentre os dez enviados, os três premiados foram:
I.
CURFA (Curso de Formação Artistica), em nome de Mailson Furtado Viana, projeto esse que visa a capacitação de formação de jovens em seis areas distintas: teatro, música, capoeira, dança, artes plásticas e artesanato, projeto esse que visa-se realizar entre Fevereiro e Junho de 2010.

II.
Lançamento do Livro VARJOTARARAS, em nome de Gilmara Regiane de Farias, livro esse escrito por ela mesma, sendo que será a primeira obra publicada da cidade, obra essa que narra a história do municipio desde os primordios da construção do Açude Paulo Sarasate até os dias atuais, obra que será importantissima para a valorização da identidade cultural local de toda a população.

III.
I Festival de música de Varjota, em nome de Joab Castro Cordeiro, evento que unirá em um só local todos aqueles que se envolvem com a música em nossa cidade, unindo todos os estilos e todos os amantes da música e da cultura n'um mesmo lugar.

Ficamos mais uma vez muito felizes por saber que tudo o que fazemos já a certo tempo está ganhando frutos e sendo valorizado cada vez mais por um publico maior.

Nada é melhor que fazer cultura, nada é melhor que valorizar o que se tem!

Mais informações dos projetos aprovados consulte o site da Secult:
http://www.secult.ce.gov.br

sábado, 12 de dezembro de 2009


3 anos do começo da Revolução

(Mailson Furtado)

12 de novembro de 2006, domingo, Centro de Varjota - CE, em plena feira semanal, a comunidade cultural de Varjota cansa-se de esperar o que é seu, cansava-se de ser tomado o que era seu direito.

Acontece o I manifesto em prol de políticas públicas voltadas à Cultural, Desporto e Lazer, com a participação maciça de todos os movimentos culturais da cidade (Teatro, Capoeira, Música, Dança, Literatura), movimentos esportivos (times de diversos esportes) e vários outros movimentos da cidade.


Esse verdadeiramente foi o marco de uma divisão de águas e o marco que serviu pra acordar tanto a cidade, como os próprios artistas sobre os direitos, os deveres!!!
E hoje estamos aqui depois de três anos lembrando do suor derramado naquele sol de 10 horas da manhã em pleno Sertão cearense, que serviu para vermos o quanto é importante lutar pelo sonho, lutar pela conquista.

Mostrar que sem cultura, a cidade pára de crescer como humanidade...