Sejam Bem Vindos!

Sejam convidados a conhecer e acompanhar a história do movimento que revolucionou a cidade de Varjota!

domingo, 28 de março de 2010

3º dia I Festival Varjotense Estudantil de Esquetes

Neste sábado, 27 de março de 2010, comemorado o DIA Mundial do Teatro, aconteceu o ultimo dia do I festival Varjotense Estudantil de Esquetes, com a apresentação do esquete Certos e Errados e do espetáculo Pantomimas e coisa e tal. Apos as apresentações ocorreu a premiação dos grupos vencedores, que foram:

Melhor ator: Elieudo da Silva, do Pro Jovem Adolescente
Melhor atriz: Maria Marcilane do Nascimento, da Escola Deputado Manoel Rodrigues
Melhor torcida: Pro Jovem Adolescente
Segundo melhor espetáculo: A economia, da Escola Deputado Manoel Rodrigues
Melhor espetáculo: Um amor de comédia, da Escola Emiliano Ribeiro da Cunha

Para finalizar o festival e a noite, uma super apresentação da Banda Mega Hertz.

Agradecemos desde já todos os que compareceram ao longo desses três dias de festival, prestigiando um evento cultural impar na história da cidade. Agradecemos além disso os apoiadores, X'Som Papelaria, Mark's Lanches e Prefeitura Municipal de Varjota.

Esse foi o I festival varjotense estudantil de Esquetes
Uma realização da CIA Criando Arte e Secretaria de Cultura de Varjota - CE

Sketch: Certos e Errados

Espetáculo: Pantomimas e Coisa e tal
Maria Marcilane do Nascimento - Melhor atriz        
Elieudo da Silva - Melhor Ator
Escola Deputado Manoel Rodrigues - Vice - Campeã
Escola Emiliano Ribeiro da Cunha - Campeã
PRO Jovem Adolescente - Melhor torcida
Banda Mega Hertz

sábado, 27 de março de 2010

27 de março - Dia Mundial do Teatro


27 de março,  dia esse festejado em todo mundo por comemorar o dia da expressão universal, a arte dramática.
Desde os primórdios da história existem relatos sobre interpretação, atores, na Grécia, na China, no Egito, seja no culto ao Deus Dionísio, seja simplesmente na expressão por não agüentar ser apenas um durante uma vida.
Como cita Augusto Boal, maior teatrólogo do ultimo século, criador do fantástico Teatro do Oprimido e com muito orgulho brasileiro, chama o ser humano de ser expec-ator, pois cita que todos assistem e todos atuam, embora apenas os que levam o teatro como um meio de vida, possuam a consciência de atuar. O homem não viveria sem encenar, ele não teria paciência de ser apenas um durante 40, 50, 60 anos, ele tem a necessidade de aprender ser como os outros são, seja imitando, seja observando, seja interpretando.
O teatro é linguagem que usa o corpo, usa o ser humano pra falar, é a espécie de ciência que decifra a poesia em realidade e deixa que todos a entendam. No teatro a cada dia um novo método é desenvolvido e aplicado, e não para de evoluir, acompanhando sempre a sua época. Shakespeare usou de sua dramaturgia para narrar a sua, criar sua escola, como tantos outros.
No Brasil, o teatro que por longas décadas buscou ser a cópia do teatro europeu, criou sua própria identidade e mostrou ao mundo o que poderia realizar. Teatro é um conjunto de elementos que compõem um só: voz, corpo, face, interpretação, dramaturgia, além de outros elementos como: luz, som, palco, cenário, figurino, maquiagem, entre outros.
Em Varjota, pequena cidadezinha interiorana do Ceará, onde ainda poucos conhecem dessa arte, já traz consigo desde suas origens, a arte dramática em suas raízes, com os chamados DRAMAS, hoje chamadas PEÇAS, animavam noites, espalhando alegria por onde passavam. Com o passar dos anos, movimentos foram se consolidando, deixando que a população viesse a conhecer o que seria tal manifestação, no ano de 1987, nasce talvez na cidade o maior  movimento dramático que até hoje se conhece, a encenação da Paixão de Cristo, idéia tida por Francisco dos Santos, que até hoje é um dos lideres do movimento que se mantém ainda vivo depois de 23 anos consecutivos. Outro grande nome a se citar de Francisco Antonio, um dos grandes nomes da arte dramática varjotense, nascido em 1979, participando ativamente da vida publica varjotense, realizando grandes conquistas quando trabalhava na Prefeitura Municipal, entre 1996 e 1999, idealizando o primeiro grupo teatral que a cidade viria a ter na sua história, a CIA Lamparina de teatro, infelizmente sendo vitima acidente que mais tarde, devido a complicações em seu restabelecimento, impedindo que hoje ele possa está aqui presente, causando grande saudosismo.
Após a CIA Lamparina infelizmente parar de realizar trabalhos, outros grupos buscaram ingressar nesse rumo, sendo a CIA Arte Viva, um grupo de destaque no ramo, realizando trabalhos por quase dois anos. Hoje a cara do movimento dramático de Varjota, aparece na cara daqueles que montam a CIA teatral Criando Arte, hoje Associação Cultural Criando Arte de Varjota - CE, sendo hoje um dos movimentos mais consolidados e firmes da história cultural varjotense, com inúmeras realizações ao longo de quatro anos de trabalhos.
E hoje estamos aqui para comemorar um dia de grande importância para humanidade, comemorar não o dia da linguagem expressa com palavras ou gestos, mas o da linguagem que anuncia os sentimentos.

2º dia do I Festival Varjotense Estudantil de Esquetes

O segundo dia do I Festival Varjotense Estudantil de Esquetes, foi movimentadissimo nesta sexta-feira, dia 26 de março, lotando por completo o auditório do CEPAF, fechando as apresentações competitivas, três grupos mostraram de seu talento, sendo sucesso de aceitação. Iniciando a noite o grupo da escola Florencia Ferreira Neta, apresenta seu esquete ENCONTRANDO A FELICIDADE, logo após vem o grupo do projeto Social PRO Jovem Adolescente, com o espetáculo A DESCOBERTA e fechando as apresentações competitivas, o projeto social PETI, apresenta MEIO-AMBIENTE, a POLUIÇÃO.

Fechando com chave de ouro a noite, a CIA Arte Livre de Reriutaba, apresenta o seu espetáculo: Deu a louca na empregada, tirando risadas até de quem não queria.

ESCOLA Florencia Ferreira Neta
PRO Jovem Adolescente
PETI
CIA teatral Arte Livre de Reriutaba - CE

quinta-feira, 25 de março de 2010

1º dia do I Festival varjotense estudantil de Esquetes

O Primeiro dia do I Festival Varjotense Estudantil de Esquetes, começou com tudo nesta quinta-feira, dia 25, no auditório do CEPAF, com dois espetáculos de dois grupos escolares, o primeiro da Escola Emiliano Ribeiro da Cunha, com o esquete UM AMOR DE COMÉDIA e apresentação do esquete A ECONOMIA da escola Deputado Manoel Rodrigues, sendo um grande sucesso de público e de entretenimento.

Escola Emiliano Ribeiro da Cunha
Escola Deputado Manoel Rodrigues

terça-feira, 23 de março de 2010

domingo, 14 de março de 2010

I festival varjotense Esudantil de Esquetes



O I Festival Varjotense Estudantil de Esquetes é um movimento para a revelação e continua popularização dos talentos varjotenses da categoria estudantil e comunitária, proporcionando ao público opções de entretenimento e educação. O festival como um todo visa valorizar a dramaturgia e interpretação, que é comemorado no mês de março, apresentando aos jovens que irão se apresentar os conceitos básicos de teatro, induzindo esses a se aprofundarem no ramo e crescer como pessoa.
Sabemos que hoje a questão cultural, é o foco reconhecedor de um povo, além de ser um dos métodos de inclusão social mais eficaz. Além do mais, sempre se coloca em pauta na sociedade, a valorização, renovação e manutenção da cultura, seja ela: local, regional, nacional, enfim todas se complementam para formar o grande conjunto e marcar uma determinada época, um determinado local e construir uma história.
No I festival varjotense estudantil de esquetes, os alunos das diversas escolas, bem como as pessoas convidadas a assistir, estarão se envolvendo com manifestações e apresentações de atividades artístico-culturais negadas pela mídia e indústria cultural, provocando reflexões, despertando o senso critico, incentivando novas praticas saudáveis de ocupação do tempo, exemplificando a organização e a realização dos anseios para pessoas de todas as classes, credos e raças do nosso município e região.
Dessa forma o festival tem como objetivos primordiais o de continuar a promoção da cultura na cidade de Varjota, mostrando a importância da arte dramática para os atuantes e expectadores, despertando o interesse pela arte dramática, cada vez mais precocemente nos jovens, além de marcar o inicio das comemorações dos quatro anos de existência da CIA teatral Criando Arte de Varjota – CE, que tem ajudado a educar jovens e fazer crescer a cidade de Varjota, apresentando para todo Estado e região o potencial artístico-cultural que essa cidade tem a oferecer, seja na arte teatral, seja literária, seja no crescimento humano. Além de tudo é prova para observarmos que a área cultural está sendo valorizada em nossa cidade, pelo poder publico, possuindo uma Secretaria de Cultura empenhada a ver e fazer a cultura ser apresentada e mostrada como um dos principais locomotores para o crescimento sócio-intelectual do povo varjotense.