Sejam Bem Vindos!

Sejam convidados a conhecer e acompanhar a história do movimento que revolucionou a cidade de Varjota!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CIA participa de celebrações do Sábado de Aleluia

A convite da Paróqia Senhora Sant'Ana de Varjota, a CIA foi convidada participar neste sábado, 23 de abril de 2011, das celebrações da semana Santa.

sábado, 23 de abril de 2011

E vem por aí II Festival de Esquetes de Varjota!


 O que é?

 O festival é um movimento para a contínua revelação e popularização dos talentos varjotenses da categoria estudantil e comunitária, proporcionando ao público opções de entretenimento e educação, com a realização a comando da Cia teatral Criando Arte de Varjota, buscando-se parcerias com as Secretarias de Cultura, Turismo e Meio-Ambiente e Secretaria de Educação do município.
O festival, este ano caminha para a sua segunda edição, buscando dá continuidade ao trabalho não iniciado no último festival, mas um trabalho iniciado há cinco anos pela CIA teatral Criando Arte, dessa forma, o projeto como um todo visa valorizar a dramaturgia e interpretação, que é comemorado no mês de março, apresentando aos jovens que irão se apresentar os conceitos básicos de teatro, induzindo esses a se aprofundarem no ramo e crescer como pessoa.
A CIA Criando Arte, dessa forma, mantém-se cumprindo uma de suas metas postas desde sua criação a de busca e renovação dos talentos e da arte dramática tanto da cidade como da região. Conseguindo, além disso, a imposição de tal evento, como pertencente já ao calendário cultural do município que a cada dia se expande mais quanto à área teatral, devido ao grande trabalho posto em prática pela CIA, que é tida como grupo-exemplo da região pelo seu auto-crescimento.

Por quê?

A idéia da realização desse festival, criado no ano passado (2010), foi o de colocar em foco os novos talentos tanto da área de interpretação, como da área dramático-literário das escolas da rede pública e privada da cidade de Varjota, fazendo com isso um verdadeiro descobrimento de novos artistas que se encontravam escondido e que com sua arte conhecida poderão doar grande parte dela, para o crescimento cultural de sua cidade.
Além disso, há também a grande importância de conseguir proporcionar entretenimento a esses jovens, que em sua grande maioria apresenta-se com o tempo em ociosidade, ocasionando que esses se envolvam com ações que o induzam a um futuro de desprestígio, como o envolvimento com doenças tanto lícitas, como ilícitas, prostituição, entre outras.
Apresentar aos envolvidos com o evento, a área dramática como um todo, sendo possibilitado com isso um crescimento intelectual dos mesmos e um maior envolvimento dos que verdadeiramente se interessarem. 
Com a realização do II Festival Estudantil de Esquetes, pretende-se colocar esse evento no calendário cultural da cidade de Varjota, sendo de fundamental importância para isso do pode público, principalmente no que se diz respeito, as Secretarias de Cultura e Educação, já que o Festival tem como público jovem com idade estudantil.


Para quê?
·        Continuar a promoção da cultura em Varjota;
·         Mostrar a importância da arte dramática para os atuantes e expectadores;
·         Induzir a implantação da arte dramática nas escolas;
·         Despertar o interesse pela arte dramática, cada vez mais precocemente nos jovens;
·         Sensibilizar o poder público e os empresários do município e região para a importância de investir em movimentos e eventos de arte e cultura;
·         Inicio das comemorações dos cinco anos de fundação da Cia Criando Arte de teatro;
·         Inserção do Festival Estudantil Varjotense de Esquetes no calendário Cultural da cidade;
·         Suscitar a obrigação da responsabilidade social da sociedade como um todo, na soma de esforços que resultem na melhor e maior qualidade de vida para todos os varjotenses.

Para quem e onde?

 Visa-se incluir o maior publico possível, sendo o foco o corpo estudantil da cidade, buscando-se, além disso, todos os artistas e admiradores da arte, população em geral do município e região. Evento esse com data marcada para as noites dos dias 27 e 28 de maio, sexta e sábado respectivamente, no Centro Cultural Raimundo Nonato de Araújo, Varjota - CE.

Quem pode participar?
 
Todos os alunos de todas as escolas de Varjota da rede pública devidamente matriculados e com 75% (setenta e cinco por cento) de freqüência nas aulas, representando a sua devida instituição.
Outros grupos poderão ser convidados pela organização do evento apenas para enriquecerem o festival, não entrando como grupos competidores.

Realização:
Associação Cultural Criando Arte de Varjota - Ce
Secretaria de Cultura, turismo e meio-ambiente de Varjota - Ce

Apoio:
Secretaria de Educação de Varjota - Ce
Prefeitura Municipal de Varjota - Ce

Mais informações segue o link do regulamento para download, clique aqui.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cia Criando Arte pela 5ª vez na Paixão de Cristo de Varjota!

 (Mailson Furtado)

Sem a minima dúvida Varjota é um celeiro de grandes artistas e de grandes movimentos culturais, que no atual momento se mostram cada vez mais fortes e consolidados ao longo dos anos. Não se pode negar a força que a arte dramática possui hoje dentro dessa cidade, grupo novos se formando, o teatro entrando de vez dentro das escolas com mostras e festivais, a Cia Criando Arte carregando o nome de Varjota por toda a região, sendo hoje uma referência.
Mas bem antes disso, há exatamente 23 anos atrás, surgia o então movimento que se tornou simbolo da arte dramática varjotense, a encenação do espetáculo A PAIXÃO DE CRISTO, projeto idealizado por Francisco dos Santos que se mantém até hoje como diretor do espetáculo, o evento ganhou força e tornou-se tradição dentro da cultura varjotense e da Zona Norte do Ceará.
O espetáculo em mais um ano, atraiu uma verdadeira multidão espectadora as ruas do bairro Empréstimos, mostrando a força e emociando mais uma vez todos aqueles presentes.

Desde já é justo parabenizar todo o elenco e os organizadores do evento por mais um grande espetáculo, levando sempre a emoção ao público e exaltando sempre a arte do fazer TEATRO!


 



CIA Criando Arte e Luiz Cruz

Fotos: Julia Maria

Pelo quinto ano consecutivo a CIA Criando Arte mostra-se presente participando desse espetáculo que a cada anos atrai mais público, participando neste ano como atores Adriano Araújo, com Tomé, Mailson Furtado como Simão Pedro e Wescley Paulo como João.

domingo, 10 de abril de 2011

Minha Filha em Reriutaba!

A Cia Criando Arte a convite da comissão estudantil do 3º ano do Ensino Médio da Escola Fca. Castro de Mesquita, apresentou na noite desse sábado, 9 de abril, o esquete Minha Filha, peça de autoria e direção de Mailson Furtado, apresentada pela mesmo e Yane Cordeiro.


CIA Criando Arte e CIA Caras e Bocas
Desde já, agradecemos o convite e nos sentimos honrados em sempre poder visitar Reriutaba, cidade essa de amigos de longa data.

domingo, 3 de abril de 2011

Espetáculo Minha Filha no Theatro São João

 
 

TEXTO
Mailson Furtado
ELENCO
Yane Cordeiro, Mailson Furtado e Anderson Araújo no violão
RELEASE
Luta, emoção, história de vida isso é o que o esquete Minha filha trás em sua essência. A dramaturgia conta a história de uma adolescente que em pleno regime militar busca mostrar a sua verdadeira personalidade. O espetáculo, por fim é marcado pelas lembranças de seu pai, que ao encontrar uma carta perdida  de sua filha antes de morrer, se mostrando triste em lembrar que ela morreu lutando pelo seu ideal, enquanto ele não apoiou em absolutamente nada.