Sejam Bem Vindos!

Sejam convidados a conhecer e acompanhar a história do movimento que revolucionou a cidade de Varjota!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Obrigado Alice

A CIA Criando Arte infelizmente no dia que completa 5 anos de grupo se despede de uma das pessoas mais fundamentais na estruturação da CIA. 
Extrema conhecedora da arte dramática, Alice Cristina começou a fazer teatro em 2005 na CIA Arte Viva de Varjota, junto com Mailson Furtado e foi junto deste uma das fundadoras do movimento que criou raízes na cidade e na região, a CIA Criando Arte.
Alice junto de Adriano e Mailson era uma das remanescentes da primeira formação do grupo desde o dia 5 de julho de 2006, tendo que infelizmente deixar-nos para buscar apresentar seu talento em outros palcos deste país a fora, ficamos felizes em poder ter feito parte de sua história e o que nos resta é simplesmente agradecer.

Obrigado por escolher a gente pra CRIAR a SUA ARTE!

Obrigado ALICE!!!



domingo, 3 de julho de 2011

5 Anos de pura Criação de Arte!


Há exatamente 5 anos estava sendo formada a CIA teatral Criando Arte de Varjota – CE, sem que aqueles jovens meninos e meninas tivessem noção do que estavam de fato trazendo para sua cidade. De fato nem mesmo os fundadores tinham o objetivo de se tornarem símbolo da arte teatral do município e da região naquele período, mas apenas o objetivo de encontrar algo diferente para fazer que os distraísse, escolhendo para isso o teatro.
A CIA Criando Arte não foi nem o primeiro e nem muito menos será o último grupo de teatro a existir em Varjota, mas sem sombra de dúvida até hoje foi que mais marcou. 5 anos de grupo, mais de 150 apresentações, mais de 40 trabalhos produzidos, participação em vários festivais no Ceará, apresentações em grandes Teatros do Estado, mais de 10 matérias publicadas em jornais, revistas, sites, blogs e televisão, inúmeros cursos de formação artística, organização de eventos de valorização artístico-cultural, como a Mostra de Cultura, diversão e arte e Festival Estudantil de Esquetes de Varjota, além da participação em programas de educação social, como combate a dengue, tuberculose, drogas, prostituição, conscientização ambiental, valorização ao esporte, entre tantos outros tópicos.
Ao longo desse período a CIA Criando Arte formou artistas, capacitou-os, e bem mais que isso, cidadãos, totalizando mais de 50, que ao terem que por algum motivo se ausentar do grupo, com certeza saíram maiores do que erão quando ingressaram, pois além de uma formação artística, o teatro oferece um desenvolvimento intelectual, social e cultural do praticante, por a arte exigir que este exercite o hábito de ler, de pesquisar, de ser curioso, de observar.
Elogios, críticas sensatas e sem-razão são obtidas dia-a-dia, o que faz com que o grupo cresça cada vez mais. O grupo hoje é extremamente conhecido não somente em sua cidade e região, como em diversas partes de todo o Brasil, pela extrema divulgação do trabalho via internet, através de vídeos, do blog do grupo e de matérias publicadas em sites espalhados na rede.
Isso pode ser notado nesse comentário-poesia de Kiro Menezes de Campo Grande-MS, após assistir alguns dos vídeos da CIA no Youtube:
"Arte, teatro, vida encenada
procura-se um mundo
monólogo - diálogo
a cena vidrada
Num pôster, meu nome
minha cara pintada
Na tua face o riso
no meu peito impreciso
misto de grito e calor
Meu teatro, minha arte, meu amor!"

Esse é o sentimento que me despertas, sempre de novo, quando vejo esta arte posta em prática!

Muitos trabalhos já foram realizados e para alegria de todos os que compõem o grupo, estes muitas vezes marcaram uma parte da vida dos que assistiram como Ninguém me ama, somente ela... que levaram milhares de pessoas a chorar de rir com a morte da cachorra, Com dinheiro na cabeça, na alegria e na tristeza com o famoso peixe que foi pro testamento, Uma traição dos diachos e o famoso jogo do FRAMENGO, Auto-ajuda e o jovem lutador, aguerrido João dos Reis. Enfim muitas risadas e reflexões foram dadas a muitos os que assistiram ao menos uma vez a CIA, como citou em belas palavras Cidinha Paiva, educadora varjotense:

Muitas foram as risadas, as lágrimas, a recordação, a paixão. Vocês resgataram sorrisos considerados perdidos. Construíram formadores de opiniões. Motivaram crianças e jovens, reinventaram a arte e possibilitaram ao futuro uma história para contar. Hoje, é esse futuro e eu faço parte da turma que sorriu, chorou, refletiu. Eu me orgulho da força, coragem, capacidade e inteligência de uma companhia. Eu sinto orgulho de vocês! Parabéns pela história do Criando Arte.

Auricélio Bertoldo, vereador de Varjota, cita:

A cultura de Varjota está em movimento graças a vocês.

Isso é o que nos alegra e nos deixa feliz pelo grande reconhecimento obtido ao longo desse período de lutas, conquistas, sorrisos e lágrimas quando essas se fizeram necessário.
Aprendizado, conhecimento, crescimento sócio-intelecto-cultural é o maior tesouro carregado por aqueles que tiveram alguma passagem mesmo que curta nesse movimento, que começa a obter seus primeiros seguidores, com a criação de novos grupos na cidade, que busca a CIA como exemplo de força, de luta, de prazer em fazer o mundo melhor, com o prazer de fazer arte.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Decepção - Retrato do público "Cultural" varjotense

 (Esse texto é de inteira responsabilidade de Mailson Furtado)

Nunca havia me colocado em público para criticar o público cultural de minha cidade, Varjota, esse um dos grandes responsáveis pela grande mudança de planos da CIA Criando Arte nos últimos 2 anos, na decisão de apresentar-se bem mais em outras cidades, do que em Varjota. São várias as situações ocorridas ao longo desses 5 anos de grupo, situações essas que sem a mínima dúvida nos deixaram bem maiores em erguir a cabeça e dizer com todo orgulho: fazemos arte!
Sinceramente sinto vergonha em chegar em minha cidade e em uma apresentação em praça pública ser atingido com lixo, como garrafas, papel, até água na cara, do outro lado mal-educados acabando o camarim, além das várias piadinhas de desinteressados analfabetos no meio dos que assistem.
Será que somos tão ruins pra em outras cidades sermos aplaudidos de pé em inúmeras apresentações e sermos hoje considerados uma das 5 CIAs de teatro mais importantes da Zona Norte do Ceará (Vale do Acaraú e Ibiapaba) e sem a mínima dúvida a que mais circula na região?

Penso que o povo acha que pra combater a crimilidade, tráfico, entre outras coisas, apenas a polícia resolve, acho que essa é a visão. Isso é o retrato da desvalorização da figura do professor, da figura de quem faz arte, da figura de quem é idealizador de um projeto de esporte, sei como é isso por que conheço as três áreas.

Será que antes de uma crítica, não se deveria ao menos entender o que se estava criticando?
Quando o poder público não faz, reclamamos, mas hoje não, eles montaram a parte deles, os parabenizamos.

Sei que existirão os que irão esnobar o que estão lendo aqui e eu repito, entenda primeiro o que esnoba para depois criticar, isso é o mínimo que pedimos, RESPEITO, se não fazem o mínimo para fazer o mundo ficar melhor, aceite que existem pessoas que o querem.

Grato pela atenção.

Mailson Furtado,
Diretor da CIA teatral Criando Arte de Varjota