Sejam Bem Vindos!

Sejam convidados a conhecer e acompanhar a história do movimento que revolucionou a cidade de Varjota!

A Cultura em Varjota

MESTRE ANTÔNIO HORTÊNCIO
(Mailson Furtado, http://www.varjotahoje.com)



Antônio Rodrigues Trajano, o conhecido Antônio Hortêncio, ganhou ao longo do tempo a fama de rabequeiro, arte que aprendeu a realizar e que até hoje apresenta o que sabe fazer. Hoje com 82 anos de idade, reside na localidade de Olha D’Água dos Trajanos, interior de Varjota, onde vive com sua esposa.
No ano de 2005, Antônio Hortêncio, ganha o título oferecido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), de Mestre da Cultura Cearense por realizar essa arte única, o de tocar rabeca, a qual ele próprio fabrica. Sendo lembrado em exposições e publicações da SECULT em torno do Estado ao longo dos últimos anos.
O Mestre Antônio Hortêncio, filho de um carpinteiro e de uma tecelã, aos 15 anos reconstruiu uma rabeca a partir de pedaços de uma quebrada, antes do concerto, porem, havia pegado-a emprestado por uma semana, de onde nesse período compôs um samba e uma marcha, sem que ninguém sequer o ensinasse, aprendendo tudo individualmente e a partir daí nunca mais largou o prazer pela música, aprendendo a tocar outros instrumentos, mas tendo sempre a rabeca como o seu instrumento preferido.
Ainda hoje o Mestre Antônio Hortêncio utiliza sua arte e anima folguedos, festas e missas, mostrando realmente o amor que tem em fazer música e amor que tem pela cultura, mostrando ainda mais tal merecimento a esse título impar.
MEMÓRIAS do SERTÃO
(Mailson Furtado, http://www.varjotahoje.com)
O grupo Memórias do Sertão, grupo de Forró, do mais autentico Pé-de-Serra hoje é um dos grupos de maior renome musical e cultural de toda essa região Norte do Estado do Ceará e temos o orgulho de saber que é um grupo natural de Varjota, apesar de termos que lamentar pela falta de apoio por parte do poder público e pela classe industrial e comercial de Varjota em relação ao trabalho dos membros que compõem o grupo.
O grupo montou-se em reuniões e debates entre os irmãos músicos, Jocélio Monteiro, Erivando, Erivaldo e Birel e o que era apenas uma idéia tornou-se uma grande realidade e que já hoje colhem frutos de um trabalho realizado com muito esforço e dedicação.
A grande influência para criação tanto do grupo, como o próprio nome da banda, veio das influências carregadas pelos próprios músicos fundadores, que ouviam Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Trio Nordestino, entre outros clássicos nacionais do estilo e internacionais como Galiano Spinazi, Franck Marroco, entre outros, vindo assim a idéia de rebuscar a valorização da batida chamativa do Forró Pé-de-Serra, retrazendo músicas dos grandes mestres da Sanfona, que como o próprio sanfoneiro da banda, Jocélio Monteiro, cita: conseguiríamos matar as saudades dos velhos tempos em que tanto nós, como todos os fãs morávamos nas quebradas do Sertão.
A princípio o projeto era muito bem desenhado no papel, e por falta de apoio financeiro quase que a idéia não vingava. Mas com a crença de grandes parceiros financeiros o sonho virou o que é isso hoje, com apresentações em todos os cantos do Estado cearense, tendo aparições na TV além da gravação de um DVD, ano passado (2009) na cidade de Reriutaba, numa super produção.
 “Desafios são inúmeros, mas, encaramos todos como degraus para o nosso sucesso... Podemos dizer que um dos maiores desafio até o então momento tem sido encarar a mídia que força todos e todos a ouvirem o que eles querem e não o que deveriam ouvir, ou seja, "Música". Entre outros eu citaria também a gravação do nosso DVD que foi um grande desafio, mas já com êxito!
Nossas perspectivas são as melhores, estamos entrando o ano já com grandes parcerias como Kukucaia produções e eventos uma das maiores associações a ser vista no nosso estado. Já contando até o momento presente com 50 Bandas só do estilo. M.A “produções etc”. - palavras de Jocélio Monteiro, sanfoneiro da banda.


O grupo então continua seu caminho com inúmeros planos futuros, sempre buscando um maior reconhecimento pelo trabalho e mantendo a identidade que fez o grupo conseguir se tornar um ícone da cultura varjotense e com certeza cearense.
A formação atual do grupo é que segue abaixo:
·         Acordeon: Jocélio Monteiro
·         Zabumba: Luiz Ednan (Lero)
·         Bateria: Erivando Batera
·         Teclado: Erivaldo Musk
·         Contrabaixo: Assis Filho
·         Guitarra: Bimartins
·         Triângulo: Russo
      ·         Vozes: Ricardo Bala; Tamires ; Chakal



BANDA MEGA HERTZ
Varjota, ao longo dos últimos anos possuiu uma verdadeira revolução em relação à formação e divulgação de formas culturais ainda não muito conhecidas na cidade e até inexistentes até o então momento, como teatro, música de vários estilos, entre um deles, o Pop-Rock. Ao longo dos últimos anos, vários grupos desse estilo foram formados e infelizmente pouco se sustentaram na continuação de seu trabalho e desse grupo citamos como grande destaque um daqueles que conseguiu se manter e se estabilizar na ainda curta estrada, a banda de Pop-Rock Mega Hertz, banda que mostra um pop-rock leve e bem enxuto, derivando de influências da Música Popular Brasileira de mesmo estilo.
O trabalho surgiu a partir de um trabalho preexistente, o da Banda Parafernais, que como citado foi uma das bandas que se desmontaram ao longo de sua trajetória. Depois de um período sem apresentações, o trabalho foi retornado ainda como Parafernais apenas com dois dos integrantes natos da banda original, Alexandre Peres e Eder Oliveira, e depois de alguns ensaios, o trabalho não prosseguiu. Meses depois em conversas de membros da formação atual, como Alexandre Peres, José Lira, Osvaldo Araújo e Saymon Fernandes (que posteriormente viria a se ausentar dos trabalhos), resolveram montar um repertório e colocá-lo em prática, e a partir daí a idéia deu certo e depois de quase um ano, estão nessa trajetória que com certeza continuará firme e forte por muitos anos pela frente.
De inicio, o nome da banda já na formação nova, continuou a ser Parafernais, mas devido ao uso de uma nova linguagem, novo som, nova turma e verdadeiramente um novo mundo, havia quase uma necessidade de mudar de nome. Queriam um nome bem sonoro, que representasse o que eles então queriam mostrar. Depois de uma grande discussão, veio o nome Mega Hertz que ficou. Mega Hertz representa uma unidade de freqüência (MHz), sendo um nome um tanto chamativo, além de representar o que a banda desejava passar.
Um dos principais desafios até o não momento, segundo cita, Alexandre Peres, baixista da banda, é levar o trabalho a terras mais distantes e ter uma maior aceitação em meio a toda cultural regional existente. Hoje estão trabalhando na produção de um CD Demo, tanto com canções autorais como com regravações de sucessos de outros artistas, trabalho esse que servirá com certeza para divulgar ainda mais o grupo e alavancar verdadeiramente a carreira musical.
A formação atual da banda é a que segue abaixo:
Bateria: José Lira
Baixo: Alexandre Peres
Guitarra: Osmilton José
Teclados: Zezinho
Vocal: Osvaldo Araújo

A PAIXÃO de CRISTO
A encenação da Paixão de Cristo encenado desde o ano de 1987 na cidade de Varjota virou uma tradição que a cada ano ganha mais admiradores pela beleza que se mostra o espetáculo, evento que é realizado pela Comunidade do bairro do Empréstimos e que hoje ganha a participação de pessoas de toda a cidade.
Ao longo de mais de 20 anos do espetáculo, apresentado as tardinhas da Sexta-Feira Santa, o evento mostra a cada ano, um maior empenho e um maior espetáculo que cresce a cada ano que se decorre.
ERASMO PORTA-VOZ
BANDA SINAPSE 88

ASSOCIAÇÃO de CAPOEIRA ALFORRIA e RAÇA

BALDO e BIMARTINS-AUDIOVISUAL

MAILSON FURTADO - LITERATURA

2 comentários:

  1. achei tudo muito legal, mas acho que faltou falar da filha mais ilustre da cidade, a cantora Aline Mel, q é conhecida em varios outros estados. Eu mesma entrei aqui pra saber de varjota poq sou fã dela. Bjosssss.... Gabriela.

    ResponderExcluir