Sejam Bem Vindos!

Sejam convidados a conhecer e acompanhar a história do movimento que revolucionou a cidade de Varjota!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Serpente

Texto: Antigo Grupo Vital da Penha - Varjota/Ceará
Direção: Mailson Furtado

O QUE É?
-Tragédia

QUANTO TEMPO?
- 15 minutos

PARA QUEM?
-Sem censura

SONOPLASTIA
-Ao vivo

ILUMINAÇÃO
-Vide Mapa de iluminação

ONDE
-Palco Italiano

SINOPSE
-A serpente, lenda criada e repassada de geração em geração na pequena cidade de Varjota, cidade interiorana do estado do Ceará que nasceu praticante graças à construção do açude Paulo Sarasate, o conhecido Açude Araras, nome do local onde foi construído.
O enredo narra à lenda que uma Serpente enorme está presa dentro das águas do Açude Araras e apesar de muitas tentativas para tentar vencer à besta, como religião, força física, nada adianta e para impor mais medo ainda, ela acaba por assassinar uma criança, momento esse, o mais importante da história, mostrando toda a força que o bicho possui. E que até hoje, mesmo depois de muitos esforços nada adiantou e a Serpente ‘inda permanece lá dentro a assustar tantos.
A peça envolve muito efeitos corporais, envolvendo uma música instrumental regional, sendo em grande parte dançada, mostrando verdadeiramente a cara de nossa cidade e nosso povo. Por curiosidade a lenda envolve indiretamente a cidade de Sobral, pelo grande medo que todos sentem da barragem do Açude, que se por ventura viesse a se romper alagaria certos pontos da cidade, e segundo o texto, um dos responsáveis por isso seria a própria Serpente. O espetáculo possui um grande número de personagens, ao torno de quinze atores, sendo que apresenta uma curta duração de aproximadamente quinze minutos.
Enfim, o texto dá em seu todo a visão da valorização da cultura local, que passou de oral para uma cultura registrada e que continuará a perpetuar nas próximas gerações.

3 comentários:

  1. essa foi uma das peças q gostei muito de fazer, apesar de ter sido apenas uma vez, mas valeu a pena.

    ResponderExcluir
  2. Vcs do Teatro estão de parabéns, muito criativos. Continuem assim, que vcs vão longe! Vibro pelo sucesso de vcs! Vcs são jovens e tem um futuro lindo pela frente. Que Deus os iluminem sempre. Sucesso! Beijão. LR*

    ResponderExcluir
  3. pow.......... arrependo-me d não ter ido
    deve ter sido foda..........
    tudo d bom procês galera

    ResponderExcluir