Sejam Bem Vindos!

Sejam convidados a conhecer e acompanhar a história do movimento que revolucionou a cidade de Varjota!

domingo, 4 de julho de 2010

4 Anos de CIA!!!

(Mailson Furtado)

4 anos de história, isso é o que a CIA teatral Criando Arte comemora nesse mês de julho de 2010. No dia 5 de julho de 2006, surge a idéia de criar o que hoje é um dos movimentos mais organizados e estruturados que a cidade de Varjota já possuiu em seu histórico de movimentos culturais e sem a mínima dúvida o maior dos movimentos na área dramática que na cidade já existiu.

Mailson Furtado e Ronaldo Araújo, fundadores da CIA, vinham de um grupo anterior que não deu grandes frutos e embalados com o querer de fazer teatro, surgem com a idéia de criar um novo grupo. Daí, com convites a amigo que se interessavam pela arte montou-se o que hoje se tornou a Associação Cultural Criando Arte de Varjota – CE.

Hoje a eterna CIA, como ficou conhecida na cidade, colhe frutos de um trabalho árduo ao longo dos anos que montaram a carreira do grupo. Foram centenas de apresentações em muitas cidades do estado do Ceará, levando alegria e animando platéias com as suas impagáveis comédias, com textos próprios, o que levou verdadeiramente a merecer o nome que tem hoje, Criando Arte. Às vezes o poder de criatividade desse grupo com 15 cabeças pensantes parece ultrapassar limites, não encontrando fim para descobrir inovação.

A Associação Cultural Criando Arte conseguiu colocar Varjota no mapa da dramaturgia do estado, participando e representando sua cidade e região em festivais ao longo dos últimos anos. Muitos atores, atrizes e mesmo amadores dessa arte tiveram sua passagem pelo grupo, alguns foram fundamentais para a consolidação do grupo, outros passaram e deixaram de certa forma sua marca, enfim, essa formação atual já permanece já há mais de 2 anos, com todo seu elenco, possuindo grande experiência nos palcos e na própria carreira. Como cita Guilherme Paiva, membro da CIA, “nossa maior arma é nosso talento” e sem a mínima duvida colocam isso em prática.

Juliana Paiva, membro da CIA desde 2008, diz que “a CIA é um modo de mostrar o quanto o teatro é importante para nossa cidade e o quanto nossa cultura pode ajudar a desenvolver grandes talentos”. Isso fica bem explícito, na vontade do grupo em buscar novos adeptos a arte dramática. Em março desse ano, aconteceu em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Meio-Ambiente, o I festival Varjotense Estudantil de Esquetes, mostrando a importância de se descobrir e incentivar alunos a conhecerem o teatro, a conhecerem a arte de tentar ser o que não pode ser.

Em questão de rebuscamento cultural, a cada ano, a CIA inova em contar lendas e contos da cidade e região, quase que perdidos pela nova geração. Dentre essas citamos “A serpente” e “A botija”, espetáculos magníficos e que levaram grandes públicos a conhecer tais histórias.

Dessa forma, a CIA teatral Criando Arte a cada dia se mantém mais consolidada e forte para dar continuidade ao seu trabalho, ensinando, aprendendo e transformando Varjota em cidade conhecida por fazer teatro, por ter um grupo sério que se propõe a animar o publico com suas comédias, a levar a reflexão com seus dramas, buscando como sempre mostrar o que sabe fazer de melhor: TEATRO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário